sexta-feira, 22 de março de 2013

Beijing Enterprises compra Veolia Water Portugal por 95 milhões


A Veolia Water Portugal foi vendida aos chineses da Beijing Enterprises Water Group por 95 milhões de euros. A operação, que marca a saída do Grupo Veolia de Portugal, é a maior do sector na Península Ibérica desde 2009 e foi assessorada pelo BBVA Corporate Finance.

A Beijing Enterprises Water Group, líder de sistemas de tratamento de água na China, comprou o negócio de água em Portugal da Veolia, líder mundial em serviços ambientais. A compra da Veolia Water Portugal teve um montante de 95 milhões de euros.

Esta operação enquadra-se no plano estratégico da Veolia, cujo objetivo é o foco nas suas zonas geográficas e nas suas atividades 'core' e a redução do seu endividamento.

Em termos de dados, esta é a maior operação: no sector das águas na Península Ibérica desde 2009, a maior do sector em Portugal desde 2008, a primeira de um investidor chinês no sector da água na Península Ibérica. A somar a isto, esta é a segunda transação do sector na Europa desde o início de 2013, a terceira feita por um investidor chinês no sector europeu desde 2012, a sétima operação realizada por investidor chinês em Portugal e a décima primeira de um investidor chinês na Península Ibérica desde 2008.

Fundada em 1991, a Veolia Water Portugal é uma empresa de gestão de água potável e de águas residuais, um dos poucos operadores privados de infra-estruturas de água a atuar em Portugal, servindo, atualmente, cerca de 670 mil consumidores.

A operação foi assessorada pelo BBVA Corporate Finance e é a maior operação do sector da água na Península Ibérica desde a recompra de ações e posterior OPA da Águas de Barcelona (Agbar) em 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.